Surfactantes e Pele

Estava lendo essa manhã um estudo publicado com o título "The influence of surfactants and hydrolyzed proteins on keratinocytes viability and elasticity" e gostaria de dividir com vocês.


Todos sabemos que surfactantes prejudicam nossa pele, mas este estudo em particular é interessante porque mostra a alteração nos filamentos de actina dos queratinócitos. Pra quem não sabe, entre todos os filamentos que compõe o citoesqueleto dos queratinócitos, os filamentos de actina são os principais responsáveis pela manutenção da resistência e da resiliência da célula. Por isso se usarmos muito produtos de limpeza com tensoativos agressivos, como o lauril sulfato de sódio, teremos células mais fracas em nossa epiderme. Além disso, o estudo cita os benefícios de um colágeno hidrolisado de baixo peso molecular. Neste caso temos no mercado ativos como o Rellagen ou mesmo o Oligo HA, ambos com baixo peso molecular e que podem ser uma alternativa para minimizar os danos causados pelos surfactantes.


Surfactantes mais suaves


Lembre-se sempre que também podemos substituir os surfactantes mais agressivos por outros mais suaves. Segue uma lista pra ajudar vocês:


STEPAN-MILD® LSB

Empresa: Stepan

INCI Name: Sodium Lauryl Sulfoacetate (and) Disodium Laureth Sulfosuccinate


Sensactive L-30

Empresa: Chemyunion

INCI Name: Water (and) Sodium Lauroyl Sarcosinate


Plantapon® LGC Sorb

Empresa: BASF Latin America

INCI Name: Sodium Lauryl Glucose Carboxylate (and) Lauryl Glucoside


Plantaren® 2000 N UP

Empresa: BASF Latin America

INCI Name: Decyl Glucoside


Plantaren® 1200 N UP

Empresa: BASF Latin America

INCI Name: Lauryl Glucoside


AMISOFT® ECS-22SB

Empresa: Ajinomoto Do Brasil

INCI Name: Disodium Cocoyl Glutamate (and) Water


K-noa Foam

Empresa: Alianza Magistral

INCI Name: Saponin/ Chenopodium Quinoa Extract



Abraços!

Lucas Portilho


Kobiela T, Lelen-Kaminska K, Stepulak M, Lekka M, Malejczyk M, Arct J, Majewski S. The influence of surfactants and hydrolyzed proteins on keratinocytes viability and elasticity. Skin Res Technol. 2013 Feb;19(1):e200-8. doi: 10.1111/j.1600-0846.2012.00628.x. Epub 2012 Jun 7. PMID: 22671986.



27 views0 comments

Recent Posts

See All
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram